1º Ciclo

Exmos. Senhores,

É com satisfação que informamos V. Exas. que o Infantário “O Mestre Cuco” alargou os seus serviços, passando a dispor já este ano letivo (2012/2013) da valência do 1º Ciclo.O Mestre Cuco pertence ao Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, pelo que, no final do 1º Ciclo, os nossos alunos podem ingressar directamente nesta escola (considerada uma das melhores de Almada).

As AEC’s Actividades de Enriquecimento Curricular serão da nossa responsabilidade consistindo de:

·Expressão Musical;

·Actividade Física e Desportiva;

·Inglês;

·Apoio ao Estudo;

·Expressão Plástica (1º e 2º ano).

No ano lectivo 2012/2013, o valor da mensalidade para esta valência com o ATL incluído, será de 298 € (Duzentos noventa e oito euros).

Empenhados em prestarmos, também nesta nova valência, serviços que venham a ser reconhecidos pela sua qualidade, tudo faremos para corresponder às expectativas de todos quantos nos incentivaram a aceitar mais este desafio.

Ana Margarida Daniel


sábado, 27 de outubro de 2012

Sala dso Bebés

Olá, olá...
Aqui fica umas fotos nossas :)


Beijinhos

Sala dos Piratas

Olá, cá estamos nós...mais uma semana para vos contar as novidades aqui na nossa sala dos Piratas.
Temos brincado muito, explorado a nossa sala até à exaustão  Mas todos os dias que os papás aqui nos deixam com a João e a Nocas, parece que tudo é novo - e é correr, saltar para a piscina de bolas, abrir a cancela, saltar para a caixa dos brinquedos, enfim, brincar até cansar...
Mas as regras vão sendo impostas no nosso dia-a dia - já nos sentamos todos juntos a comer a bolacha, a beber a água e até já ficamos todos juntinhos para a Nocas nos fotografar..

Pois é, a brincar lá vamos aprendendo algumas regras que são necessárias para o nosso crescimento.
Bem, até para a semana com muitas novidades.
A Sala dos Piratas
João e Nocas

Sala dos Índios

Olá, olá!!
Ora aqui estamos para mais uma semana...recheada de actividades e brincadeira.
Aqui na sala dos Índios somos pequeninos, mas temos muita vontade de fazer coisas diferentes...adoramos trabalhar na mesa com as nossas educadoras :)
Esta semana as nossas educadoras andaram, por lá a falar  das cores...e o AMARELO foi a cor escolhida para trabalharmos esta semana. Nem imaginam as coisas que fizemos...vamos deixar aqui um cheirinho, para além da história - "Amarelo como...", pintámos, colámos, fizemos plasticina, desenhámos...foi muito divertido e todos à nossa maneira já  sabemos reconhecer e dizer amarelo...ora espreitem lá as fotos.


Como é claro, as brincadeiras fazem parte do nosso dia a dia, adoramos vestir roupa, calçar sapatos, pentear (ou melhor, puxar) os cabelos das nossas queridas educadoras, fazer construções em legos, passear os bebés nos carinhos e preparar comida...o faz de conta cada vez mais faz parte da nossa brincadeira.
Esta semana é tudo...na próxima vamos ter uma semana cheia de travessuras...ou doces...têm de passar por cá para descobrir...BBUUUUUUU

Beijinhos dos Índios
Tranças e Soraia

Sala dos Duendes

Olá!!
Esta semana iniciámos a aprendizagem das cores. Começámos pelo amarelo. Aproveitámos o trabalho do Dia da Alimentação, mais concretamente a "Banana", para falarmos da sua cor.
Ouvimos uma história "Amarelo como...", que nos falava de várias coisas de cor amarela.
De seguida, fomos trabalhar com plasticina da respectiva cor.
Também demos "asas à nossa imaginação" e fizemos um lindo desenho, e sabem de que cor?? - Amarelo.

Para finalizarmos "o estudo" da cor amarela, as nossas Educadoras fizeram um jogo muito engraçado. Cada um de nós tinha que procurar um objecto de cor amarela. As nossas Educadoras colaram o que nós trouxemos a uma folha de papel e pusemos na parede...Vejam só...
foto

Para a semana vamos fazer uma interrupção, nas nossas cores, pois vamos falar de....BRUXASSSS.....Buuuuuu!!

Beijinhos e até para a semana
Sandra e Andreia

Sala Laranja

Olá a todos!!
Nesta semana terminámos o trabalho sobre o tema do Outono. Estivemos a conversar sobre as diferenças de roupa que usámos no Verão e a roupa que devemos usar no Outono (muito mais quentinha)
Também quisemos partilhar convosco um pouco das nossas actividades curriculares e extra curriculares  respectivamente a Expressão Musical e a Dança Criativa/Ginástica.
Na Música, a professora Vavi ensina-nos muitas músicas e faz muitos exercícios vocais connosco. Esta semana ensinou-nos a música do A,E,I,O,U e com ela fizemos um jogo muito engraçado.

Na Dança/Ginástica, a professora Filipa ensina-nos coreografias e explora ao máximo os movimentos do nosso corpo...

Nesta semana também nos preparou uma aula muito especial e fez-nos um circuito de ginástica que nós adorámos. Foi muito divertido.

Depois relaxámos, espreguiçamos-nos e...estamos prontos para outra!!! Eheheheh.
Na sala ainda estivemos a trabalhar a nossa concentração, porque andamos assim um pouco...distraídos...e então para nos ajudar estivemos a fazer jogos de mesa. Como sempre adorámos!!

Esta semana é tudo. Beijinhos e até para a próxima semana.

Os Laranjinhas (incluindo o peixe, o Bigodes e as nossas queridas professoras!!

Sala Amarela

Olá a todos os que nos visitam regularmente e a todos aqueles que pela primeira vez vêm espreitar o nosso cantinho...cantinho esse onde expomos os nossos trabalhos e falamos do nosso dia a dia.
Mais uma semana que passou e muito para vos mostrar...
Estivemos a relembrar alguns temas que trabalhámos o ano passado, nomeadamente, os animais, as cores e a música.
Aqui ficam algumas fotos:



Para compreendermos melhor todos estes trabalhos há sempre uma conversa ou um jogo na área do tapete. Aqui ficam mais algumas fotos.

Para terminar, esta semana também temos fotos da nossa aula de música com a prof. Vavi.
Estamos a trabalhar uma música que implica alguma coordenação motora...ai que complicado!!

Beijinhos dos meninos e Educadoras da Sala Amarela

Sala dos Finalistas e A.T.L.

Olá!!
Então como correu a vossa semana? A nossa foi bem boa!!
Parece que foi desta que o Outono chegou em força...ele foi o vento, a chuva, a trovoada...já só falta chegar o frio, mas esse só no Inverno. Desta forma, esta semana trabalhámos novamente o tema do Outono, com colagens, pinturas, contagens...
Espreitem só os nossos animais vestidos de Outono e os nossos conjuntos de folhas...
Como vêem, aqui na sala dos Finalistas muito se trabalha  e aprende.
E nós, os meninos do A.T.L. também estamos sempre em acção...ele é o Inglês, o apoio ao estudo e ainda temos tempo para as artes plásticas.

Esta semana é tudo, voltamos já na próxima com mais novidades.

Até lá
Finalistas e A.L.T.

(fotos publicadas  na 2ª feira)

1º ciclo - Sala Mar


Esta foi uma semana de muito trabalho no 1º ano do Infantário “O Mestre Cuco”. Na segunda e terça-feira, estivemos a fazer revisões, porque esta, também foi, uma semana de fichas de avaliação. Os alunos fizeram as fichas de avaliação formativa do mês de outubro de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio, na quarta, quinta e sexta-feira respetivamente.
Com quase dois meses de aulas, são notórias as imensas evoluções que os meninos da Sala Mar fizeram… São meninos muito meigos, alegres e cheios de humor… Ora vejam:
Vanda- Tomás, o que queres ser quando fores grande?
Tomás- Quero ser arranjador…
Vanda- De quê?
Tomás- Oh pah, quero ser pai!!
………………………………………………………………
João- Tenho alergia ao Sol e a sítios quentes!
Afonso- Porquê?
João- O que achas?! Fui criado assim!!!
…………………………………………………………….
Francisco- Maiúscula quer dizer grande, em Inglês!



Boa semana para todos!


domingo, 21 de outubro de 2012

Dia da Alimentação na Creche


Estava uma delicia :))

Sala dos Bebés


Sala dos Piratas

Olá amigos, parece que o Outono já chegou com toda a força. Já faz algum frio e já apetece aqui na nossa sala dos Piratas calçar umas meias  mais grossas, umas manguinhas compridas a proteger os nossos braços e uma mantinha quentinha à sesta, papás não se esqueçam as mantinhas já fazem falta...
Esta semana na terça-feira foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação. aqui na sala fizemos com os nossos dedos umas pêras e umas maças, sim porque a fruta faz muito bem e nos intervalos das refeições é quando se deve comer.



E mais um fim de semana se aproxima, vamos brincar e aproveitar estes últimos raios de sol de Outono.

Bom fim de semana 
A Sala dos Piratas, João e Nocas 

Sala dos Índios

Olá, olá!!

Ora cá está mais uma semana que passou...desta vez um um cheirinho a chuva e a um pouquinho de frio.
E por falar em frio...para esta semana , não se esqueçam que já nos vai saber bem dormir com uma camisolinha de manga comprida e um cobertor fininho :)
Pois, que esta semana, foi a semana dedicada às frutas. As nossas educadoras disseram que no passado dia 16 de Outubro foi o dia Mundial da Alimentação, por isso esta trabalheira toda, lolo.
Fizemos 4 trabalhos, e cada um com a sua técnica e adorámos...pintámos, colámos e esponjamos, ficaram tão bonitos. Tivemos direito a observar e tocar na  fruta a serio. Aprendemos o nome de cada uma, aprendemos a sua cor e aprendemos a brincar :)
Ora vejam lá as fotos.



Do dia da Alimentação ainda tivemos direito a uma surpresa - uma espetada de frutas e que bem que nos soube depois do almoço. (ver post "Dia da Alimentação na Creche")

Para além destes trabalhos todos, fartámos-nos de brincar na nossa sala. O lego é dos nossos jogos preferidos. Mas também adoramos saltar, trepar e correr na sala, às vezes dá mau resultado  mas as nossas Educadoras estão sempre por perto para dar aquele beijinho milagroso que cura todas as maleitas.

Por esta semana é tudo
Um grande beijinho do Índios
Tranças e Soraia

Sala dos Duendes

Olá!!
Esta semana comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação, e para "festejar" esse dia, resolvemos decorar 2 imagens de peças de fruta: Uma banana e uma maçã. 
A banana, foi decorada com bolinhas de papel crepe amarelo, Tivemos de fazer as bolinhas e depois colá-las.
A maçã foi decorada com quadrados de papel crepe vermelho.
Ficou bem bonita!

Nesse dia , as nossas Educadoras tinham uma surpresa para nós...fizeram-nos uma espetada de frutoas, para comermos depois de almoço
Estava uma delicia. (espreitem no post : "Dia da Alimentação na Creche" - as fotos)

Beijinhos
Até para a semana Sandra, Andreia e os Duendes

Dia da Alimentação no J.I.

No dia 16 de Outubro comemorámos, cá na escola, o Dia Mundial da Alimentação. Para marcar a data realizámos uma roda dos alimentos "gigante" e com alimentos reais, para uma maior sensibilização sobre o tema. Foi muito divertido ver e perceber quais os alimentos que nos fazem melhor e até menos bem à nossa saúde, tendo sempre em conta que todos são importantes. Aqui vos deixamos a "nossa" poesia alusiva ao tema:

"Como carne , como peixe
sem um ai...
para ficar forte,
para ficar forte
igual ao Pai!

Como fruta e legumes
muito bem,
para ficar grande
para ficar grande
igual à Mãe!

Bebo leite, iogurte, como pão
com doce ou queijinho
para crescer forte
para ficar grande
e ...bonitinmho!!"

Lurdes Custódio, in Papagaio Mágico - Pré-escolar



Sala Laranja

Olá, olá, olá

De volta, cá estamos nós!! 
Esta semana foi uma semaninha de trabalho dedicado ao tema da alimentação. No dai 16 de Outubro comemorámos o Dia Mundial da Alimentação. Querem saber o que fizemos para celebrar este dia tão importante??...Uma pista...

Não, não foi um bolo...nem sequer uma bolachinhas, e muito menos um pudim...
Fizemos um belo e maravilhoso SUMO DE LARANJA!!! Primeiro junto com as nossas "professoras" preparámos tudo o que íamos utilizar...

  
Depois com muito cuidado, as "professoras" cortaram laranjas às fatias para nós provarmos se eram doces ou amargas...

Hum, eram tão docinhas...adorámos!!

Depois, mãos à obra e toca a espremer, bem espremidas as nossas laranjinhas, ...eheheheh, olhem só os profissionais no assunto....

E cá está a recordação do nosso saboroso sumo de laranja...

HAAAAA...uma verdadeira delicia, bebemos mesmo com muita satisfação.
Mas, nem tudo foi sumo...muita coisa ainda há por contar, porque nesta sala Laranja não "brincamos" em serviço...(mas a verdade é que brincamos muito também...)
Ajudámos a preparar uma roda dos alimentos com, imaginem só, alimentos verdadeiros...vejam lá que bonita ficou...(ver post "Dia da Alimentação do J.I.)
Até transcrevemos um poema muito engraçado que é mesmo adaptado para todas as crianças...

Também fizemos um "lembrete" sobre o tema e levámos para casa.
Realizámos um jogo muito engraçado com imagens de alimentos. Depois de conversarmos sobre os alimentos que são mais saudáveis e que nos fazem ficar muito fortes, escolhemos o que gostamos mais de comer...conseguem adivinhar??

Mas tudo isto depois de um belo complemento da manhã mais que saudável...

Para terminarmos, fizemos também para levar para casa, uns fantoches de dedo com o desenho de algumas frutas...primeiro observámos e conversámos sobre as suas características, depois pintámos e a seguir brincámos, claro.

E por aqui ficamos, esperamos que tenham gostado das nossas novidades. Para a semana há mais.
Beijinhos de todos os Laranjinhas (incluído o peixe) do Bigodes e das nossas queridas "professoras".


Sala Amarela

Olá!!
1,2,3 uma colher de cada vez...
Pois é, esta semana falámos muito de colheres e de alimentação. Logo na segunda feira começámos  por dar as boas vindas aos nossos livros novos, O Papagaio Mágico. Com ele, aprendemos os legumes que podemos usar para fazer uma boa sopa e começámos a compreender melhor o que é uma tabela de duas entradas...mas que complicado! 
De forma a compreender ainda melhor o que é isto de legumes, "fizemos" uma sopa de brincar com os nossos legumes da sala.


No dia Mundial da Alimentação, participamos na elaboração da roda dos alimentos e, na sala pintámos todos os alimentos que fazem parte dela. (ver post "Dia da Alimentação do J.I.")
 Elaborámos um individual para levar para casa, com talheres, guardanapo, prato e base de copo.
Foi super divertido e lúdico, pois aprendemos como devemos colocar a mesa lá de casa para ajudar os nossos pais. Falámos ainda sobre as regras de bom comportamento à mesa. Estamos a tentar comprí-las todas diariamente...


Como dedicámos esta semana ao tema da alimentação não podíamos deixar de falar sobre o pequeno almoço e a importância deste. Contámos uma história "Gosto muito do...Pequeno Almoço" e depois fizemos um pequeno trabalho.

Para terminar a semana em grande fizemos um jogo sobre a alimentação saudável e não saudável. No final separámos, pintámos e colámos os alimentos numa folha. Já começamos a perceber os alimentos que devemos comer com este trabalho. Pudemos, pela 1ª vez, utilizar a colo da bâton e aprender a manuseá-la correctamente.
Ufa!! Mas que semana...
Muito trabalho, mas cheio de divertimento!!

Beijinhos e até para a semana
Sala Amarela

Sala dos Finalistas e A.T.L.

Olá!!

Para além de comemoráramos o Dia Mundial da Alimentação cá na escola, esta semana iniciámos o tema dos números.
Começámos com o 1,2 e o 3. Trabalhámos o conceito de número, as quantidades e os conjuntos.
Gostámos muito de realizar estes trabalhos "de crescidos" e ficámos sempre muito atentos e empenhados. Vejam só...


No fim de tudo ainda tivemos tempo para brincar, brincar, brincar...
Mais uma semana tão boa, aqui na escola.

Beijinhos e até para a semana
Finalistas e A.T.L.